Ás vésperas da Caminhada Paulista com Caio Fábio

05 abril 2008

Irmãos, amigos e adversários queridos: Paz!

Respondendo a um desejo antigo de muita gente e considerando a rápida expansão do "Caminho" pelo interior paulista - foi que marcamos a programação que ora se designou "Caminhada Paulista com Caio Fábio".

Receber o "pastor Caio" nessas cidades é uma honra imensa para os anônimos navegantes de seu site, leitores de seus livros e ouvintes de suas mensagens, por um motivo simples, simples, simples e simples demais: Deus usa Caio Fábio, e não revogou nenhum dos seus dons; ao contrário, os aperfeiçoa em meio às experiências, provações e privações da existência. Inegável.

Quem está recebendo o pastor Caio em cada cidade é gente feliz e grata a Deus por ter conhecido o portal virtual que des-cortinou um Caminho real, e reuniu os "invisíveis" nas fileiras da Doce Revolução do Evangelho: Seus olhos espirituais se abrirão, libertações produzidas pelo Espírito estão em andamento, amor e paixão por Jesus passou a subir a Deus em resposta Àquele que nos amou primeiro, sacerdócios pessoais foram devolvidos, mediações sacro-humanas foram relativizadas, temores e maldições foram debelados, gente que nunca se perdoou, aceitou a Graça de Deus e des-graçados foram constrangidos pelo Amor a se arrepender. E até sobre "servos e servas" o Espírito tem sido derramado em profusão, pois sou testemunha que tem um monte de pastores e pregadores com a consciência de fé reanimada: "O cara escreve o que eu sempre pensei e só não conseguia expressar!" - eles dizem. É ou não é?

Lições preliminares

1. "As estradas são fixas e imutáveis, mas o caminho a gente faz na caminhada!".

Alguns zombaram aqui e ali: "Puxa, invés de 'Marcha para JESUS' agora é Marcha com Caio Fábio??? ... há há há. Bom, nem a "Marcha para Jesus" é para JESUS. Pois, nela, ao contrário de ganhar o mundo, pretende-se ganhar do mundo (quem é maior, quem tem mais, quem pode mais?)! E ademais, a expressão "caminhada" (que surgiu nem sei como) só ilustra a tônica que envolve a programação idealizada: Uma semana de breves visitas do casal Caio - Adriana e uma equipe de amigos, mentores e músicos em algumas Estações do Caminho da Graça no Estado.
Um dia em cada Estação. Uma Estação em cada parada, e seguir viagem rumo a outra, conforme é na vida que se vive no Caminho... Sem amealhar para si mesmo qualquer coisa que encha a bolsa e pese o livre andar no Espírito.
Sim, o "Caminho" não fará dinheiro na "Caminhada". O Caio, com a Graça de Deus, capitalizará valores que são imensuráveis: Fará discípulos de Cristo, plantará sementes, colherá frutos, desviará cursos equivocados para melhores paisagens, fará amigos aqui e ali que serão reunidos à FRATERNIDADE no Caminho, fortalecerá mãos vacilantes e joelhos trementes, e todo o mais que Deus nos preparar, conforme Seu querer e efetuar.

Mas quase todas as Estações de uma só vez? O motivo é simples: Não temos recursos para marcar visitas em datas isoladas e pontuadas, pois as tais nos fariam gastar mais passagens aéreas, indo e vindo, indo e vindo e assim por diante.

Também me falaram que estávamos "abusando da saúde, da disponibilidade e do impulso irrefreável do Caio pela Causa" fazendo-o peregrinar tanto... Bom, apesar de orarmos diariamente para que Deus o mantenha "firme e forte", o pastor Caio está acostumadíssimo com condições muito mais frenéticas que essas. Contudo, desde o começo me deitei sobre o mapa rodoviário, buscando as menores distâncias e tentando ampliar o tempo de descanso entre almoços, encontros, pregações, entrevistas e lançamentos de livros. A primeira parte da viagem é a mais extensa: Bauru, Ribeirão Preto-Porto Ferreira, Campinas. Daí em diante, fica mais curto: Sorocaba, ABC Paulista e Baixada Santista. Ao todo, são em torno de 800 km dentro de São Paulo. O percurso, então, visava facilitar translados rodoviários... e eu também sei que havia outras possibilidades. Porém, depois de tudo pronto e anunciado, para minha total surpresa e felicidade de todos, um empresário amigo do Caminho nos ofereceu um helicóptero para cobrir as maiores distâncias. Que bom! É como faremos.

2. "Dai-lhes vós mesmos de comer!".

Como comecei esse texto construindo tópicos em resposta, agora vou continuar: Lembro que em meio aos informes da organização da "Caminhada Paulista" ouvi também se dizer algo parecido com: Para quê tudo isso? Investir em outdoors, cartazes e anúncios em mídias diversas? O "Caminho" está virando uma "organização"??? O "Caminho" não apregoa que se ande como Jesus?

De fato, Jesus nunca organizou muita coisa mesmo. Raramente marcou um evento. Temo-lo cuidando antecipadamente de detalhes da agenda da Páscoa, com a locação do auditório e o preparo prévio de tudo entre os convidados.
Mas, tirando isso, pouco mais é descrito acerca de qualquer arregimentar de equipe, porque para Ele equipes são os enviados pelo Caminho e a Agenda é a Grande Comissão!
Uma hora Ele diz "não levem nada convosco", em outro contexto, Ele adverte "peguem tudo que têm!" Às vezes dizia: "Entrem numa casa e fiquem!", e em outras cuidava: "Fujam!" Ah! Falando nisso, lembro que ele organizou essa "Caminhada" pelo interior das terras de Israel... Setenta discípulos... de dois em dois!

Do pouco que Jesus "organizou", entretanto, o que mais me marca é o espírito presente nas provocações que Ele evoca no contexto da multiplicação dos pães. Sim, ali Jesus prega o dia inteiro e o povo O ouve sobre escaldante sol, tão ávido pelo Pão da Vida que nem cuidaram de se alimentar. Aí "nós" o advertimos: "Despede-os, para que indo pelas cidades, comprem algo para comer!" Então, Ele "nos" disse:
"Por que vocês mesmo não lhes dão de comer?"

É lindo e provocativo. Senão, veja:

· É o chamado para cuidar de quem ouve a Palavra, proporcionando-lhes a gratuidade do aconchego e da provisão: "Dai-lhes!" Não mandou tirar, mandou dar! (Que coisa!).
· E disse, então, para que nos ocupássemos não apenas de administrar um tempo com a multidão, à semelhança de culto; mas de cobri-la de cuidados que estão para além dos elementos litúrgicos e se estendem na direção das necessidades mais primais, humanas, relacionais, viscerais e de hospitalidade. Por isso, uma Estação do Caminho é um lugar a partir do qual a Vida pode fluir e não aonde Ela pode ser contida! É como encontrar um Manancial em meio à peregrinação do deserto. Ninguém mora no manancial; a que se continuar a jornada. Mas segue-se abastecido!
· Multidão alguma é cuidada sem organização, sem divisão de tarefas, sem infra-estruturações: Então, Jesus lhes ordenou que todos se assentassem, em grupos, sobre a relva verde. E o fizeram, repartindo-se em grupos de cem em cem e de cinqüenta em cinqüenta. Ora, quem anda com Jesus não anda sob emblemas. Quem anda com Jesus anda com Jesus e todo o mais é o Sábado servindo o homem e não o homem servindo o Sábado! Daí, que o "Caminho" não é uma organização, mas se organiza para servir! O "Caminho" não tem tino para ser uma organização, mas - caros mentores - todo serviço prestado deve ser muito bem organizado!
· Os nossos recursos são poucos, mas Ele pode multiplicá-los e o fará! Não para ajuntar, reter, guardar, estocar, armazenar, acumular... Não! Ele provê recursos para servir! E assim será! E, é nesse sentido neo-testamentário, que QUEM DÁ SEMPRE TERÁ!

Então, ouçam meu apelo, por favor:

Na próxima semana, do dia 07 ao dia 12 de Abril, nós receberemos milhares de homens e mulheres para ouvir o Evangelho de Jesus Cristo. É para isso que estamos nos organizando!

Alugamos, compramos ou ganhamos auditórios, som, literaturas, mídias, músicos e Música... Mil se reuniram aqui, centenas ali e algumas dezenas acolá...

Podem vir! Ninguém sairá de "barriga" vazia. Ninguém terá que comprar nada pelo caminho. Ninguém será tratado como Massa! Ninguém ficará de fora!

O Caminho da Graça é para Todos!

Marcelo Quintela


AVISO:

CAIO FÁBIO NÃO É UMA ESTRELA, UM PRELETOR POP-STAR, NEM PORTADOR DE NENHUM SEGREDO, NÃO ENTRETEM AUDITÓRIOS E NEM ANUNCIA UMA NOVA FÓRMULA! É SÓ PREGADOR DA BOA NOVA JÁ REVELADA: DEUS ESTAVA EM CRISTO, RECONCILIANDO CONSIGO MESMO O MUNDO, E NÃO IMPUTANDO AOS HOMENS OS SEUS PECADOS, E NOS DESIGNOU EMBAIXADORES DA RECONCILIAÇÃO, COMO SE POR NÓS DEUS ASSIM VOS APELASSE: RECONCILIEM-SE COM DEUS! - 2 Coríntios 5

Feed
Gostou?! Então, volte à página inicial e deixe seu comentário...

  © Customizado à mão por Francisco Pacheco. Designer original: 'Newspaper II' by Ourblogtemplates.com 2008

Topo