Para ouvir a Deus nestes dias...

12 fevereiro 2008

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais, pelo profetas, nestes ULTIMOS DIAS, nos falou pelo FILHO, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
Aos Hebreus 1.1-2


Em meio às centenas de comentários que já se fizeram ao que é escrito no site, as observações acerca da falta de referências bíblicas que indicassem capítulos e versículos que co-substanciassem cada tópico nos chamaram a atenção.

A questão, contudo, não é tópica, é básica! Sim, é acerca da Base de qualquer tópico! Como sistematizar um Fundamento? O Fundamento oferece Alicerce a tudo que sobre ele se constrói e o que se constrói sem conexão com o Fundamento poderá se cercar de muitas indicações textuais isoladas, sem, contudo, estar edificado sobre a Pedra Angular, sobre a Rocha Eterna dos Séculos, sobre o espírito do Evangelho "escondido" nas narrativas dos evangelhos.

Todos, porém, acostumaram-se à estética ortográfica de abreviaturas, números, pontos e dois-pontos, que são subentendidos como rubricas divinas que assinaram desde as mais sadias praxes até o erguimento de loucuras apoiadas sobre um Livro dentro do qual tudo se acha quando qualquer coisa se procura, dado o volume disponível nessa Biblio-teca.

Porém, a prática apologética do "diga-me onde isso está" não impediu que se construíssem castelos de areia sobre as nuvens dos devaneios teológicos contemporâneos.

Não empacotamos versículos quando escrevemos porque nos falta o costume de pinçar passagens das Escrituras para provar aquilo que nós vemos em toda ela, o tempo inteiro! Isso porque olhamos para a Bíblia a partir de Jesus, que é a Palavra Encarnada.

Não entupimos os escritos publicados de versículos bíblicos que respaldem o texto por uma razão muito simples: isso não é suficiente! É porque as Escrituras são lidas assim, fazendo dos textos uma coletânea sistematizada por assuntos, que inclusive, podem se antagonizar! - que a Bíblia é a mãe de quase todas as heresias. Sem a "prova" em Cristo, qualquer tolice pode ser teologicamente comprovada.

Na arte de interpretar as Escrituras, os "artistas" fizeram muita "arte" mesmo! Tudo para fazer com que ela seja conforme a conveniência, a consciência ou a doença de quem a estudou. Na história, foi tomando o Livro como força-motivadora que se ordenaram Cruzadas, extorquiram viúvas e órfãos, bandeiraram conquistas colonizadoras, massacraram judeus, adestraram indígenas e des-almaram negros, queimando também "infiéis" e amaldiçoando rivais.

No presente tempo, a Bíblia é guia controversa de Educação Moral e Cívica! E nada é mais rico do que as Escrituras em oferecer os heróis e as ilustrações para o infame teatro neo-pentecostal de "sacrifícios" de arrecadação! O Livro Sagrado é retorcido para dar base para a ambição e a cobiça dos "novos" crentes, que se baseiam em promessas que Deus não fez. Ela é ídolo carregado nas mãos, como quem carrega a lâmpada mágica do Gênio das nossas vontades, da qual emanam "só saúde e sorte", além - obviamente - de carros e celulares! De seus objetos e símbolos vem a criatividade inócua que decora os templos com candelabros e bandeiras de Israel; e tem também um vasto cardápio de profecias e ajuizamentos para os decretos do ressentimento, que gritam seus textos de vitória sobre os inimigos! Sim, para os tais, é uma delícia que os versículos 8 e 9 do Salmo 137, por exemplo, sejam inspirados.

Não preciso dizer que a Bíblia não é culpada. São os alquimistas da religião que tiram de tudo desse tubo de ensaio para seduzir as massas desesperadas por alguma coisa que seja "cristã" ou "bíblica", já que no Brasil, por exemplo, todos nasceram cristianizados.

* Hermenêutica é a arte de interpretar o texto.


Marcelo Quintela

Feed
Gostou?! Então, volte à página inicial e deixe seu comentário...

  © Customizado à mão por Francisco Pacheco. Designer original: 'Newspaper II' by Ourblogtemplates.com 2008

Topo