Feliz Natal?!

18 dezembro 2007

Domingo 23, no Caminho da Graça em Brasília, teremos nossa reunião de Natal.

Natal?

Sim! Natal!

Mesmo sabendo das histórias todas de sincretismo da data com os cultos romanos e pagãos do quarto século, quando da "oficialização Constantiniana" da fé?

Sim! Apesar disto!

E por quê?

Ora, é que conquanto Natal seja um acontecimento existencial e cotidiano, todavia, é importante que se tenha uma data no ano para que de modo mais intenso se possa refletir sobre o significado da Encarnação.

Portanto, ao falar em Natal, não estou sacralizando ou sincretizando datas e nem falando de Papai Noel como mascote do evento, mas apenas aproveitando aquele que se tornou o maior feriadão do ano, e a data de "memória natalina", a fim de chamar as pessoas não para a "celebração religiosa" de uma data, porém, para O significado da Encarnação.

"Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo"; e ainda: "... para reconciliar o coração dos pais aos filhos"; ou mesmo: "... derrubando a parede da separação".

Datas são importantes na medida do significado vivido existencialmente pelas pessoas; do contrário, elas viram feriadão apenas.

Ora, tão logo confessei ao Senhor fiquei sabendo por meu pai que a data do Natal era uma construção sincrética, porém, tanto ele quanto eu [e todos em nossa casa e nos lugares onde pastoreamos o povo de Deus], sempre celebramos o Natal no melhor espírito dos magos, dos pastores e dos pequeninos que viram numa noite qualquer aquilo que reis, príncipes e teólogos não conseguiam enxergar, conforme Mateus e Lucas.

No ano de 2007 eu tive muitos natais existenciais. Foi um ano de felizes dores e graves alegrias.

O mais importante natal existencial de 2007 me foi provocado pela passagem de meu paizinho para a eternidade.

Além disso, na própria data natalina, terei a família quase toda aqui em Brasília.

Sim! Vêm minhas irmãs e seus filhos [meus sobrinhos], netos e genro [de Manaus]; assim como meus/nossos [meus e de Adriana] filhos, nora, genro, netos e alguns primos e amigos. Ao todo umas trinta pessoas.

E tudo isso também foi deflagrado pela partida de papai.

Dia 20 esses passarinhos começam a pousar aqui... E irão ver também os outros 300 a 400 passarinhos que hoje vivem aqui o dia todo.

Será, na Graça de Deus, um tempo maravilhoso de Natal!

Assim, aqui, hoje, me despeço de todos até ao Natal. E peço que ouçam no dia 23 a transmissão da reunião de Natal do Caminho aqui em Brasília. Não esqueça: é às 19h00.

Feliz Natal para todos!

Ah! Os que moram em Brasília e arredores estão intimados a participar! Rsrs

Nele, que nos enche o coração de gozo e alegria, pois é a única e verdadeira alegria dos homens,


Caio

Feed
Gostou?! Então, volte à página inicial e deixe seu comentário...

  © Customizado à mão por Francisco Pacheco. Designer original: 'Newspaper II' by Ourblogtemplates.com 2008

Topo