Nova iniciativa do Caminho: Atlanta

22 outubro 2007

----- Original Message -----
From:
CAMINHO EM ATLANTA – USA (leiam todos)
To: contato@caiofabio.com
Sent: Sunday, October 21, 2007 11:54
Subject: De L. Wesley – ANÁFORA

Continuação de WESLEY: um cristão verdadeiro no amor! [leia aqui]

Caro Caio,

Shalom!

Olha, recebi hoje a oitava mensagem de pessoas interessadas em integrar uma Estação do Caminho da Graça em Atlanta. Antes de começar a "juntar" este pessoal e, assim, ajudá-los a criar o grupo, queria saber a quem procuro aí no Brasil para ter mais informação sobre como fazê-lo, formas de conectividade do grupo às demais Estações, etc. Let me know.

Se você tiver tempo, gostaria que lesse um desabafo que fiz através de anáfora. Escrevi já há algum tempo (acho que em outubro de 2006). De alguma forma (incompleta), esta anáfora substancia como eu estava na época e como andam minhas percepções desde há muito, notadamente no último ano. Está no meu pobre blog, como segue:

Os amplexos dos sem-nexo: um desabafo.

"Há pecado até na nossa santidade, há incredulidade na nossa fé; há ódio no nosso próprio amor; há lama de serpente na mais bela flor do nosso jardim." C.H. Spurgeon

A bandidagem também se cinge de estola.
A máfia também constrói torres e põe nelas cruzes e sinos.
A pedofilia também veste camisa clerical.
A dissimulação também usa a Bíblia.
A malandragem também faz apologia da Cruz.
A hipocrisia também vai orar.
O sofisma também prega.
A sem-vergonhice também faz exegese bíblica.
A mentira também profetiza.
A tolice também discursa o Reino de Deus.
O legalismo também fala sobre Graça.
A tortuosidade também busca inspirar integridade cristã.
A dureza de coração também participa da Santa-Ceia.
A insensibilidade também distribui o pão e o vinho.
O orgulho também promove Lava-Pés.
O cinismo também lidera igreja.
O autoritarismo também usa o nome santo de Deus.
O sectarismo também discursa que somos um em Cristo.
O racismo também afirma haver um só Criador.
O preconceito também celebra a Páscoa.
A falsidade também anuncia a Verdade Eterna.
A sacanagem também faz uso de púlpitos.
A indiferença também canta e dança de olhos fechados.
A canalhice também é capaz de ajoelhar.
A cretinice também dá as mãos ao irmão ao lado.
A esperteza também ora nos montes.
A prepotência também se prostra.
A inimizade também freqüenta altares.
A truculência também impetra a bênção apostólica.
A obscuridade também vem falando de transparência.
A embromação também faz milagres.
O abuso também abraça e afaga em nome de Jesus.
A politicagem também clama e apregoa a presença do Espírito.
A raiva também diz que perdoa.
A libertinagem também fala de santificação.
A hostilidade também promove a "Festa do Amor".
A omissão também diz entender de missão.
A injustiça também teologiza libertação.
A traição também lança mão de ósculo santo.
A ruindade também diz "Deus te abençoe".
O assédio moral também convida para um "Pai Nosso".
A falta de ética também cumprimenta nas portas de templos.
O maniqueísmo também diz que é ecumênico.
A intolerância também memoriza versículos.
A tortura também faz aconselhamento.
A violência doméstica também celebra casamentos.
A insensatez também ministra o batismo.
A falta de sabedoria também elabora estudos bíblicos.
A tirania também costuma desejar "A paz do Senhor!"
A imoralidade também diz "Aleluia!"
A desconfiança também levanta braços aos céus.
O ciúme também canta hinos.
A competição também entoa cânticos.
A avareza também dá ofertas.
O adultério também fala línguas estranhas.
A burrice também lê Provérbios.
A infidelidade também recita Cantares.
Enfim... a alcatéia também se faz presente no aprisco,
E o joio - ah, o joio! -, esse também tem cor e aparência de trigo...
Mas é joio de qualquer jeito!

Link para o texto [
aqui]:

Inté+

Wesley
____________________________________________

Resposta:

Meu amado mano Wesley: Graça e Paz, e muita Alegria no Espírito Santo!

Que coisa linda e inspiradora!

Faz tempo que recebo pedidos para que se comece algo aí, porém, até agora, por uma razão ou outra, não fizemos isto. Agora, porém, meu coração sente paz para fazê-lo tendo a sua orientação de maturidade e sabedoria.

Estou enviando para você e para todos os links que a meu ver são os mais importantes quanto a determinar o modo prático de um grupo do "Caminho da Graça". A leitura dos textos que seguem são simples o suficiente para que todos entendam o espírito das coisas.

Eis os textos:

COMO INICIAR UMA ESTAÇÃO DO CAMINHO?


O CAMINHO DA GRAÇA PARA TODOS - PARTE I


O CAMINHO DA GRAÇA PARA TODOS - PARTE II


O "CAMINHO DA GRAÇA" QUER SER UM ODRE NOVO!


PARA QUEM DESEJA SABER SOBRE O CAMINHO


A ESCOLHA ENTRE O CLUBE E O CAMINHO


CAMINHO DA GRAÇA: UMA INSTITUIÇÃO?


UM CAMINHO FEITO DE GENTE: identificação!


AS REUNIÕES DO CAMINHO SÃO PARA... TODOS?


COMO O CAMINHO DO EVANGELHO VIROU CRISTIANISMO


CAMINHO DA GRAÇA: Instituição X Institucionalização

Além disso, mandaremos para você os materiais que sempre mandamos para os novos grupos e Estações. O amado Marcelo Quintela fará isto se Deus permitir.

Nosso sistema de conectividade é simples:

1. Temos um mentor fundador: no caso é o seu amigo aqui; e só aceito este papel em razão de que é minha responsabilidade cuidar para que em minha geração o que comecei em temor e tremor não se perverta por nenhuma forma de sutileza ou de surto de empolgação de poder por parte de quem quer que seja. Assim, sirvo como mentor apenas para garantir a integridade dos conteúdos e para dirimir qualquer dúvida. Graças a Deus nesses quase três anos nada tive que fazer, exceto afinar as consciências em relação ao "tempo e hora" do desafio, bem como em relação às "mudanças decorrentes do crescimento", no mesmo espírito de Atos, deixando que as circunstâncias demandem sua própria solução (Atos 6).

2. Temos um mentor coordenador: no caso é o Marcelo Quintela, médico e bacharel em teologia, e pastor ordenado numa denominação histórica, e que também é meu filho na fé, tendo crescido ouvindo a Palavra conforme a Graça me concedeu anuncia-la todos esses anos ou décadas.

3. Temos os mentores supervisores de regiões: hoje eles são o Carlos Bregantin (São Paulo); o Marcelo (cobrindo os pontos ainda não cobertos); o Chico (que foi o iniciador da Estação BH, e a quem eu trouxe para ser assistente nas tarefas do cotidiano da Estação Brasília), e que também acumula a supervisão de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro; a Ana Lúcia, minha irmã, e que cuida do Norte e Nordeste; e temos o Brasil Central, que por hora, pela proximidade, é coberto por mim e pelo Chico, com o auxílio do Fonseca e do Jack.

4. Temos um secretário em tempo integral, o Valmir, em Santos, assim como temos o Chico fazendo uma ponte diária de informações entre todos através do Blog do Caminho.

5. Temos um fundo comum para socorro às necessidades emergenciais e para viagem dos supervisores.

Até aqui temos mantido tudo sem mudanças de nomes nas funções ou tarefas "ministeriais". Entretanto, considerando o exemplo a seguir [o de Jesus], creio que no próximo ano iniciaremos alguns rodízios por sorteio, conforme Atos 2, quando se teve que escolher alguém para ocupar o 12º lugar entre os apóstolos. Assim fazendo [e fazendo isto todos os anos], creio que manteremos o espírito da leveza e da não fixidez de poderes humanos, nem mesmo como impressão psicológica. Além disso, o sistema de sorteio de Atos 2 impede qualquer manipulação ou sugestão de influência humana. Dentre os mentores mais experientes eu mesmo escolherei cinco ou sete deles, e, então, oraremos, jejuaremos, e escolheremos sem escolha: no retirar do nome pelas mãos inconscientes.

Nos últimos três meses alguns amigos comuns têm acenado com o desejo de unirem-se ao "Caminho da Graça" para a jornada histórica que nos é comum. Todos são amigos amados e experientes nos sofrimentos e com grande bagagem dos processos históricos que conduzem à corrupção das boas intenções. Temos orado e esperado que Deus mesmo indique se eles virão. Se vierem eu creio que será de grande ajuda madura ao "Caminho da Graça".

Sinto que meu papel no processo, além de tê-lo iniciado, é o de buscar garantir sua integridade de conteúdo e de espírito. Entretanto, estou aqui para abrir espaços para todos, daí eu buscar me envolver o mínimo possível com o dia a dia, pois, você sabe, por anos de trabalhos que tivemos juntos, que se eu me oferecer para fazer, ninguém cresce à volta, ficando quase todos muitos "descansados" em razão dos dons da Graça em minha vida. Desse modo, não abro mão dos conteúdos e do espírito do processo, mas me envolvo pouco com as lides diárias.

Nosso esforço será sempre mantermos tudo simples, sem "bispos", sem "autoridades" e sem "hierarquias". Isto porque o papel de um mentor não é mandar e nem ser admirado pela sua função, mas apenas servir com o poder de se dar. Assim, no "Caminho da Graça" a figura do mentor é apenas a de um mentor; ou seja: a de um indivíduo mais maduro no grupo e que ajuda os demais a entenderem o processo sob o qual ele mesmo está.

As reuniões são conforme o tamanho do grupo. Grupos pequenos são sempre muito mais informais em tudo. Já os grupos grandes cultuam uma vez por semana, e, durante a semana, dividem-se em grupos de convivência.

Cada grupo tem total liberdade para criar seu próprio modo conforme o espírito que é ensinado.

A pessoa para a qual você escreverá ou que entrará em contato com você será o Marcelo Quintela, meu amado filho e companheiro de caminhada. O e-mail dele é
marceloquintela@caiofabio.com.br

Você pode também escrever para o Chico (chico@caiofabio.com.br) e ele o encaminhará conforme a sua necessidade ou a do grupo.

Além disso, a conectividade é diária. Enviarei seu e-mail para que o Valmir o adicione ao grupo de mentores, e, assim, diariamente você participará de um "presbitério virtual", no qual todos ajudam todos com suas experiências ou com amizade e oração.

Você não tem idéia de como fiquei feliz com tudo o que disse e diz respeito a você. Você ainda tem um espírito que está morrendo à volta. Daí minha alegria pela sua integridade, coragem e fé.

Nós trabalhamos juntos e você sabe que meu desejo não é mandar em nada, mas apenas ver todos envolvidos e a coisa acontecendo.

Quanto a você ser "clérigo" aí, não se preocupe. Ninguém aqui sofre com isso. Nosso amigo comum, Wesley, criou um movimento revolucionário na Inglaterra e nunca teve que se desligar da "Igreja Anglicana". Mas o milagre aconteceu Fora dos Portões.

Sobre a ANÁFORA, saiba: fui lendo declaração a declaração e lembrando de textos do Novo Testamento, e nenhuma delas ficou sem seu respaldo bíblico, e isto prova o que é falar a Palavra sem precisar fazer menção de texto após texto, como se a verdade não fosse verdade sem uma referencia bíblica sendo explicitada. É assim que escrevo aqui no site; pois, quem sabe, sabe; e quem não sabe, ou busca saber ou só entenderá quando entender mesmo. É tempo de Parábolas.

Receba meu carinho, orações e gratidão pela sua vida e coração sempre pronto no Senhor para toda boa obra.


Nele
, que nos uniu e nos tem unido,


Caio

Feed
Gostou?! Então, volte à página inicial e deixe seu comentário...

  © Customizado à mão por Francisco Pacheco. Designer original: 'Newspaper II' by Ourblogtemplates.com 2008

Topo